fbpx     Fale com a gente pelo Whatsapp Whatsapp

Universidade Veiga de Almeida Oferece Projeto Gratuito de Fisioterapia Respiratória por Teleconsulta

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) está promovendo um projeto de pesquisa inovador para atendimento de fisioterapia respiratória por teleconsulta. O serviço, que é gratuito, é voltado a pacientes que se recuperam da Covid-19 e foi desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa em Reabilitação Pulmonar da UVA (LaPeRP-UVA). A iniciativa tem como objetivo oferecer suporte especializado para a reabilitação dos pulmões, um dos órgãos mais impactados pela doença.

“Mesmo após a alta hospitalar, se o paciente se queixa de falta de ar ou perda da capacidade pulmonar, ele precisa iniciar um trabalho de fisioterapia respiratória o mais rapidamente possível. Tempo é um fator primordial na recuperação dos músculos respiratórios”, explica Yves de Souza, coordenador do curso de Fisioterapia da UVA e responsável pelos serviços de teleatendimento. Segundo ele, um levantamento do Centro de Doenças Infecciosas do Hospital Princess Margaret, em Hong Kong, revelou que 25% dos pacientes curados de Covid-19 apresentaram perda da função pulmonar entre 20% e 30%.

As consultas são realizadas por professores do curso de Fisioterapia da UVA, com o suporte de até 200 alunos voluntários dos três campi da instituição — Barra, Tijuca e Cabo Frio —, dependendo da demanda. Há dois principais perfis de pacientes que são beneficiados pelo programa. O primeiro abrange pessoas que enfrentaram quadros graves da doença e precisaram de internação em UTI. O segundo inclui aqueles que tiveram sintomas mais brandos, mas que ainda sofrem com fadiga e perda de disposição física. Ambos os grupos, no cenário atual, enfrentam dificuldades de acesso a programas presenciais de reabilitação pulmonar, seja na rede pública, seja na privada.

Além do atendimento voltado à Covid-19, a UVA também oferece teleconsultas em fisioterapia para pacientes com outras necessidades, como dores crônicas, disfunções ortopédicas, lesões traumato-ortopédicas e disfunções neurológicas. Os interessados em usufruir desses serviços podem entrar em contato com a universidade pelo e-mail comunicacaoinstitucional@uva.br. Os pacientes passam por uma triagem e são encaminhados aos professores especialistas para o início do tratamento.

Com essa iniciativa, a Universidade Veiga de Almeida reforça seu compromisso com a saúde pública e a formação de profissionais capacitados, oferecendo soluções acessíveis e de qualidade para a reabilitação de pacientes em um momento de grandes desafios.

Pular para o conteúdo