- Wilson José Alves Pedro – Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
- Maria Ap. Pereirea Brito – Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
- Ruth Da Luz Santos – Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
RESUMO:
INTRODUÇÃO: Contemplado pelo Edital Proex – Atividades de Extensão – 2023, da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – SP/Brasil, a atividade de GEROCINE: ANÁLISE COMPREENSIVA SOB O ESPECTRO DO CINEMA (23112.005240/2023-33), foi realizada pelo Programa de Extensão Observatório do Envelhecimento Ativo – OEA (23112.003702/2018-11), se caracteriza como uma ação socioeducativa visando dialogar e refletir sobre o envelhecimento humano no espectro do cinema. Iniciada em 2010, na edição de 2024 toda a atividade se deu de forma remota e síncrona, da concepção ao encerramento, oportunizando uma excelente experiência pedagógica para aprimoramento dos processos grupais mediado pelas novas tecnologias da informação e comunicação, bem como a inclusão de participantes de diversos municípios e regiões do Brasil, à atividade de extensão. A partir da estratégia metodológica de Grupo de Reflexão foi possível abordar diversas dimensões sobre o envelhecimento humano, em sintonia com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, oportunizando assim a divulgação científica e potencializando a integração e rede colaborativa interna e externa.
OBJETIVO: Descrever processo e resultados da atividade de extensão denominada Gerocine, cujo objetivo foi promover encontros e o exercício do diálogo, a análise e compreensão do processo de envelhecimento humano a partir da produção do documentário Além do Aposento (2023).
MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência de uma atividade de extensão cujo objetivo promover o diálogo, a análise e compreensão do processo de envelhecimento humano a partir da produção do documentário Além do Aposento (2023).
RESULTADOS: Planejado e desenvolvido durante o período de junho a setembro de 2023, o projeto de extensão “GEROCINE” caracterizado pela reflexão e discussão sobre envelhecimento humano e suas ramificações a partir de produções cinematográficas, proporcionou durante suas sessões uma vasta possibilidade de trocas de experiências, novos aprendizados e conversas intergeracionais. Realizado via plataforma do Google Meet nas terças-feiras, no horário das 18h às 19h30, divulgado similarmente, em plataformas digitais, tais como redes sociais – Instagram, face book, WhatsApp e via e-mail, os encontros despertaram a atenção e, consequentemente, foram compostos por um total de 38 inscrições. Por trata-se de um grupo de adesão à participação durante o processo, foram 33 participantes nas sessões, entre alunos da graduação em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos, profissionais da saúde de distintas áreas, pessoas idosas, docentes e pela equipe administrativa. A equipe de trabalho foi constituída por um docente coordenador da atividade, uma bolsista de extensão do curso de graduação em Gerontologia e uma estudante Mestrado do Programa de Pós- graduação em gerontologia. O projeto, executado em oito encontros, com duração de 1h30 na plataforma google Meet. A primeira sessão de abertura e apresentação da atividade que aconteceu pelo canal do Youtube SEaD UFSCar disponível na plataforma. (link de acesso)
CONCLUSÃO: Em todo o processo a natureza socioeducacional da atividade, bem com a perspectiva de integração foi mantida. O grupo foi composto por participantes variados (jovens, adultos e idosos). Para além dos compartilhamentos no processo, ao final de cada encontro mobilizava se os participantes ao compartilhamento de percepções e experiência. A equipe técnica esteve disposta mediando as discussões e motivando os participantes, assim como garantindo que o encontro fosse constituído de respeito e acolhimento, dado que as pessoas se sentiram confortáveis para compartilhar experiências, dificuldades e opiniões pessoais. Por fim, posteriormente a trocas enriquecedoras, de acolhida, aprendizados, agradecimentos, pontos de vistas, declarações, entre outras manifestações dos participantes, concomitantemente com a equipe técnica, foi realizada uma dinâmica interativa, chamada “Nuvem de Palavras”.
DESCRITORES: Cinema, Envelhecimento, Extensão Universitária, Divulgação Científica, Saúde e Cidadania.