Os 32 participantes da quarta Imersão Itália, que ocorreu entre 24 e 28 de fevereiro, nas cidades de Bologna, Modena e Parma, região da Emilia-Romagna, concluíram mais um enriquecedor evento ítalo-brasileiro, que reuniu especialistas e representantes de renomadas instituições. E a partir de hoje, você vai acompanhar tudo o que ocorreu no encontro.
Em Bologna, o início da jornada contou com abertura solene do evento, junto ao Laboratório Italo-Brasileiro. Compuseram a mesa, o Secretário de Saúde da Região Emília-Romagna, Massimo Fabi; o responsável pela imigação e cooperação internacional, do Gabinete da Presidência da República italiana e ex-deputado, Luca Rizzo Nervo; o Subsecretário da Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, do Brasil, Felipe Proenço de Oliveira, além de parlamentares e outras autoridades.

No primeiro mergulho da imersão, uma mesa redonda debateu os “Desafios atuais no desenvolvimento de serviços territoriais na Emília-Romagna e no Brasil”, com destaque à formulação de estratégias para a assistência em áreas remotas e aos desafios enfrentados por gestores, como despovoamento, falta de profissionais nos serviços de saúde e vulnerabilidade global. A experiência dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Brasil é inspiração para a Itália, que, diferentemente do SUS, não conta com a atuação desses agentes nos moldes brasileiros. Na contramão, o sistema de saúde brasileiro almeja a excelência italiana no cuidado de seus idosos. O debate contou com as participações do diretor-geral de Cuidados Pessoais, Saúde e Bem-Estar, Giuseppe Diegoli, da chefe do Setor de Assistência Territorial, Fabia Franchi, e da técnica do Setor de Assistência Territorial, Piera Sanna.
A Presidente do Instituto Alcide Cervi, na Itália e ex-senadora da República Italiana, Albertina Soliani, e o Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Emerson Merhy, também contribuíram significativamente ao discorrerem sobre diplomacia civil e cuidados geriátricos especializados, com enfoque aos centros de atendimentos aos idosos.
O primeiro dia de imersão foi marcado ainda pelo encontro, com o embaixador do Brasil em Roma/Itália, Renato Mosca de Souza. Na pauta, a discussão de iniciativas de cooperação entre os dois países, com foco na formação de profissionais de saúde e no intercâmbio técnico em saúde pública. Renato Mosca reforçou a importância da troca de experiências e empenhou-se em apoiar projetos que envolvam administrações municipais, fortalecendo ainda mais a parceria entre os dos países. Participaram da reunião, a diretora da Rede Geronto, Suzana Funghetto, o coordenador geral da Rede Unida, Alcindo Ferla; a presidente do Instituto Alcide Cervi e ex-senadora da República Italiana, Albertina Soliani; o Secretário de Cooperação e Relações Internacionais de Emilia-Romagna, Luca Nervo, e a deputada estadual Stela Farias (PT/RS).
A movimentada agenda do dia foi encerrada, com um jantar de confraternização. À mesa, um cardápio convidativo da gastronomia típica de Bologna e muita música brasileira. Animados para mais dias de imersão, os participantes visitaram até o final do encontro centros de atendimento de idosos, modelos de assistência multidisciplinar do sistema italiano.