Fale com a gente pelo Whatsapp Whatsapp

Legislativo e envelhecimento ativo

Parceira da trajetória da Rede Geronto, na promoção de caminhos para um envelhecimento ativo e saudável, a Escola do Legislativo do Distrito Federal (Elegis) marcou presença, em mais uma imersão ao sistema de saúde italiano. A diretora da Elegis, Jane Marrocos, ressaltou a importância da troca de experiências na elaboração de políticas públicas.

O evento, que ocorreu na Região de Emília-Romanha, localizada no norte da Itália, destaca-se como exemplo de excelência no cuidado de idosos com demências, com ênfase em cuidados primários e integração dos serviços de saúde. A região investe no atendimento contínuo e centrado no paciente, com ativa participação das autoridades locais e dos cidadãos na gestão do sistema garante uma tomada de decisão mais inclusiva e adaptada às necessidades específicas da população.

Segundo Jane Marrocos, os dias imersivos contribuíram para a formação de saberes a serem transformados em políticas públicas para o Distrito Federal. “O envelhecimento saudável é uma pauta urgente, em um momento em que Brasília já uma cidade de idosos. Estamos aprendendo, conhecendo experiências valiosas, com um país que tem uma geração de idosos, com qualidade de vida. Assim, tratamos de pontos importantes, como acessibilidade e relações intergeracionais, que é o que a Elegis faz com propriedade”, afirmou.

Ainda de acordo com Jane Marrocos, o comprometimento da Elegis com a pauta do envelhecimento ativo torna a Casa Legislativa protagonista de iniciativas cidadãs.

Em julho passado, a Rede Geronto foi parceira da Escola do Legislativo na realização do Fórum Internacional Sábias Vivências. O evento contou com especialistas e estudiosos brasileiros e italianos, que pontuaram práticas e pesquisas voltadas à criação de políticas públicas para o envelhecer saudável.

Por Alexandre Lemos

Pular para o conteúdo