Os intensos dias da quarta edição da Imersão Itália, promovida pela Rede Geronto foram encerrados, com uma sexta-feira de tirar o fôlego. Depois de quatro dias de debates e visitas técnicas a centros de atendimento em saúde do idoso, os participantes mergulharam na rica e vibrante cultura da Região da Emília-Romanha.
Pela manhã, os pesquisadores do Brasil apresentaram seus trabalhos, em uma plenária que encerrou o evento. Os pesquisadores Francisco Zanardini (fisioterapeuta), Marcos K. Zanardini (médico) e Lucas Kobren Zanardini (médico) apresentaram um estudo inovador – “Oficina da Memória” – sobre a estimulação cognitiva em idosos, por meio de atividades de dupla tarefa. O estudo abordou o uso de exercícios motores e cognitivos para melhorar a qualidade de vida e retardar o declínio cognitivo relacionado ao envelhecimento.
À tarde, a delegação visitou os pontos turísticos de Bolonha, cidade repleta de joias arquitetônicas e artísticas. Com sua rica cultura e paixão pela tradição, a região ofereceu à delegação experiência única que combina história, sabor e beleza. Animado, o grupo conferiu estonteantes museus, praças, igrejas e as ruas históricas da La Rossa (a vermelha), como é chamada Bolonha, graças aos famosos telhados avermelhados que mantém vivas as cores típicas da época medieval.
Conhecida por suas torres medievais e pelos famosos pórticos, que percorrem a cidade, Bolonha abriga uma das universidades mais antigas do mundo, a Universidade de Bolonha, centro de conhecimento e aprendizado desde o século XI. Por lá, passaram personagens ilustres, como os escritores Petrarca e Dante Alighieri.
Considerada um dos berços da culinária italiana, a região é marcada por sabores ricos e pelo uso de ingredientes locais de alta qualidade. Algumas das iguarias icônicas incluem o famoso presunto de Parma, o queijo Parmigiano Reggiano, o aceto balsâmico de Modena e os deliciosos pratos de massa, como lasanha, tortellini e tagliatelle al ragù (conhecido como bolonhesa).
Com esse banho de cultura, a Rede Geronto encerrou mais uma Imersão Itália e já se prepara para edição de 2026. Você não pode perder esses dias únicos de aprendizado, vivência e troca de experiências.
Por Alexandre Lemos