Fale com a gente pelo Whatsapp Whatsapp

Carlos Guida: Política de direitos do idoso deve garantir plenitude e dignidade

O renomado cientista, Prof. Carlos Güida Leskevicius, da Facultad de Salud y Ciencias Sociales, da Universidad de Las Américas, no Chile, participou da quarta edição da Imersão Itália, promovida pela Rede Geronto, na Região da Emília-Romanha. Parceiro da instituição, Carlos Guida é ávido estudioso das estratégias de inclusão dos idosos e da qualidade de vida no envelhecimento. Ele foi um dos palestrantes da pré-imersão da edição deste ano.

A região de Emília-Romanha, localizada no norte do país é frequentemente destacada como exemplo de excelência no cuidado do idoso, graças a iniciativas eficientes, acessíveis e de qualidade. Para o Professor Carlos Guida, a região é um exemplo de direitos retirados do papel para a realidade dos mais velhos. Ele ressalta a conquistas de direitos, como educação contínua, acesso à tecnologia e participação social ativa dos idosos na sociedade como pilares fundamentais para um envelhecimento saudável e inclusivo.

Carlos Guida ressalta a Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos como ferramenta para promoção do envelhecimento saudável e marco nas estratégias de proteção desses direitos. “É primordial colocar em primeiro plano uma visão dos direitos humanos dos idosos, como o acesso à saúde, não discriminação, seguridade social, dentre outros. Infelizmente, esses direitos são constantemente violados nas Américas, sobretudo quando falamos das populações mais vulneráveis, como os imigrantes e moradores de áreas de risco”, afirmou. No Brasil, o tratado ainda precisa ser ratificado pelo Congresso Nacional.

Ainda de acordo com Carlos Guida, a Imersão na Região Emília-Romanha possibilitou a troca de experiências e reflexões sobre a aplicabilidade das ações bem-sucedidas italianas na construção de conhecimento e das políticas públicas necessárias para o envelhecimento digno e inclusivo.

Ir para o conteúdo