Fale com a gente pelo Whatsapp Whatsapp

Aracaju, cidade que cuida e cidade que envelhece

O episódio do podcast Saber Sênior – Trajetórias, do Imei Academy, instituição que integra a Rede Geronto, foi marcado pela sensibilidade e amor ao próximo, transformado em ação pela Casa de Sucesso Vó Tereza, em Aracaju. O bate-papo, ancorado pela Diretora da Rede Geronto, Suzana Funghetto, com o diretor da entidade civil e filantropa, arquiteto e gastrólogo, Afrânio Reis, trouxe os desafios e conquistas em atender crianças e adolescentes carentes, com paralisia cerebral, e idosos em situação de vulnerabilidade social, proporcionando a eles assistência material, moral, intelectual, social e espiritual, visando a melhoria da qualidade de vida.

O projeto arquitetônico da Casa é inspirado no formato de um círculo, forma geométrica que traz a sensação de equilíbrio, liberdade e harmonia do corpo, mente e o espírito.

O trabalho começou embaixo das mangabeiras, numa reserva extrativista, ao som de pássaro e embaladas pela vontade de mudar a vida das pessoas. A paixão pela gastronomia contribuiu para o enriquecimento das palestras. “Ensinava a reaproveitar alimentos, com as sobras, fizemos uma horta comunitária e, logo, o pequeno grupo foi crescendo. Daí, vieram a assistência integral, com outras atividades que envolvem práticas holísticas, oficinas lúdicas e pedagógicas. Foi na Casa Sossego que cheguei ao meu propósito de vida, ajudar essas pessoas a terem mais qualidade de vida e a preservar a dignidade”, disse.

Afrânio Reis ressaltou ainda que a realidade de Aracaju, com 30% da população idosa e maioria mulher, inspirou o trabalho. “A questão da acessibilidade, como calçadas desniveladas e arquitetura hostil aos idosos que vivem na captial também é um desafio para nós. Essa é uma questão que estamos trabalhando, junto ao Conselho da Pessoa Idosa, para que possamos avançar quanto à mobilidade de nossos idosos, que reclamam muito da falta de cuidados nessa área ”, afirmou o arquiteto.

O letramento também tem destaque na Casa de Sossego Vó Tereza, com o desenvolvimento de exercícios cognitivos, estímulo à memória e atividades lúdicas, que passam pela arte de cozinhar e de viver bem. “As oficinas proporcionam o letramento cultural e momentos lúdicos, como a descoberta da gastronomia para os 60+, além do autocuidado. A cada encontro, aprendo com elas. Envelhecer bem é esse cuidado que a Casa oferece e recebe também. Os relatos de nossas idosas são gratificantes e transformadores”, disse, animado.

Imei Academy
O Instituto Mariano de Estudos e Inovação (IMEI) é pioneiro no Brasil ao oferecer uma faculdade especialmente dedicada ao público com 60 anos ou mais. Com foco na valorização do Saber Sênior, ressalta o conhecimento acumulado ao longo da vida às mais inovadoras práticas educacionais, promovendo o protagonismo na transição demográfica e no processo de envelhecimento ativo.

Ir para o conteúdo