Promover um espaço de escuta qualificada, análise crítica e construção coletiva de propostas inovadoras são o carro-chefe da participação da Rede Geronto nas Conferência Livres, preparatórias para a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CONADIPI), a ser realizada, em Brasília, em novembro de 2025. O tema desta edição é “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
De caráter deliberativo, as conferências abrem espaço para a construção de políticas públicas eficazes, ouvindo gestores e protagonistas do envelhecimento ativo e saudável. Cada etapa da 6ª Conferência – em âmbitos municipal, intermunicipal, distrital e nacional – fomentará o debate ao longo das fases e a sistematização dos resultados, em novembro. As contribuições deverão ser dadas até agosto.
Em suas contribuições, a Rede Geronto reforçou o reconhecimento e a valorização à velhice, com atenção especial à intergeracionalidade, às desigualdades regionais e à pluralidade cultural. Segundo a Diretora-geral da Rede Geronto, Suzana Funghetto, as conferências têm o pendão de abrir o horizonte a demandas até então invisíveis ao poder público e à Academia. “Esses espaços democráticos de reflexão são essenciais à articulação de políticas públicas para o envelhecimento ativo e saudável e, sobretudo, dão visibilidade aos direitos e participação dos idosos na sociedade”, afirma Suzana Funghetto.
Mestre em Educação, Doutora em Ciências e Tecnologias da Saúde, Suzana Funghetto ressalta que a equidade e efetivação dos direitos humanos no contexto do envelhecimento somente será possível se a sociedade enxergar verdadeiramente o idoso, em toda sua inteireza. “Nesse sentido, as políticas públicas deverão reconhecer a interconexão dos diversos aspectos da vida. A abordagem holística busca a compreensão plena, reconhecendo os indivíduos como o todo. Nesse sentido, as desigualdades regionais serão abordadas, nas políticas públicas, com mais efetividade. Reconhecer que o bem-estar do idoso é um processo que envolve todos os aspectos da vida é a gênesis de iniciativas públicas bem-sucedidas”, repisa.
Ainda segundo Suzana Funghetto, a escolha das desigualdades regionais como tema da Conferência Nacional ganha relevância, num momento em que o Brasil envelhece e investimentos sociais são cada vez mais urgentes”, afirma.
6ª CONADIPI
A 6ª Conferência tem como objetivos promover a participação social para a proposição de ações voltadas ao envelhecimento digno e saudável; identificar os desafios do envelhecimento plural no país e propor ações de equidade para a defesa, promoção e proteção dos direitos do idoso.
Confira o cronograma das Conferências:
• Conferências Municipais: até junho de 2025;
• Conferências Estaduais/Distrital: até agosto de 2025;
• Conferências Livres: até agosto de 2025;
• Conferência Nacional: 05 a 08 de novembro de 2025.
Link da conferência: https://www.gov.br/participamaisbrasil/6-conferencia-nacional-dos-direitos-da-pessoa-idosa