A Rede Internacional de Pesquisas em Gerontologia e Sistemas de Cuidado no Envelhecimento (Rede Geronto) e a Azienda Sanitaria Locale (ASL) di Asti (Itália) celebraram Termo de Cooperação Técnica, com o objetivo de promover ações conjuntas de educação continuada, voltadas ao envelhecimento humano.
A cooperação possibilitará o aprimoramento e atualização de conhecimentos, habilidades e práticas em saúde e longevidade, com as participações de profissionais de excelência, como médicos, enfermeiros, técnicos, pesquisadores da academia e dos serviços de saúde. O Termo de Cooperação prevê a cessão de espaços físicos adequados a cursos, painéis, seminários, produções acadêmicas e a desenvolvimento de pesquisas referentes aos resultados obtidos nas análises elaboradas nas áreas de saúde e envelhecimento. Na esteira desse aprimoramento, a parceria promoverá ainda a realização de encontros nos dois países.
A união técnica entre a Rede Geronto e a Azienda Sanitaria Locale (ASL) di Asti reflete a relevância de iniciativas além fronteira para o enfrentamento de um mundo que envelhece a passos largos.
Conhecida como ASL AT, é o órgão responsável pela prestação de serviços de saúde na província de Asti, no Piemonte, e foi criada em 1995 a partir da fusão de duas unidades de saúde locais preexistentes. A denominação atual ocorreu, em 2008. A ASL AT está organizada em departamentos e distritos sanitários, com o objetivo de garantir uma gestão eficiente e integrada dos serviços de saúde. Oferece uma ampla gama de serviços de saúde, incluindo assistência territorial, farmacêutica, medicina conveniada, assistência integrativa, integração sociossanitária e proteção das pessoas em situação de vulnerabilidade.
A troca de experiência levará à ASL di Asti renomados pesquisadores e estudiosos da longevidade da Rede Geronto, que contribuirão para iniciativas inovadoras e transformadoras às demandas de um mundo em processo célere de envelhecimento, com impacto efetivo na vida dos idosos dos dois países. A criação dessa rede conectará diferentes especialidades, promovendo qualidade de vida à população idosa.
Segundo a diretora da Rede Geronto, Suzana Funghetto, a parceria agrega dinamismo às entidades, que têm trabalhado pela proteção e valorização do natural e inevitável processo de envelhecimento. “Alinhados a essa missão, consolidamos essa troca de conhecimentos e oportunizamos a continuidade de uma sociedade inclusiva e longeva. A ASL di Asti abre um leque de possibilidades, que enriquecerá nossa produção acadêmica, prática e de formação continuada, em busca do envelhecimento ativo. Já somos parceiros em outras iniciativas, que guardam, agora, um trabalho estreito e enriquecedor”, comemora.
O diretor da ASL di Asti, Giovanni Gorgoni, celebrou o compartilhamento de experiências entre as instituições. “É uma aliança para nossa estratégia pela longevidade saudável. O protocolo de colaboração internacional, com a Rede Geronto, servirá para troca de boas práticas e conhecimento”, comemorou Gorgoni.