Em mais uma iniciativa da Rede Geronto, palestras e debates inspiradores, compartilhamento de vivências e fortalecimento da troca de experiências entre instituições e serviços brasileiros e italianos marcarão o Fórum Internacional Sábias Vivências, que será realizado no próximo dia 25 de agosto, em Brasília. O encontro reunirá profissionais da Gerontologia, psicólogos, assistentes sociais, cuidadores, acadêmicos, pesquisadores, gestores públicos e comunidade idosa, que debaterão e trocarão conhecimentos sobre o envelhecer ativo e saudável. O Fórum internacional conta com o apoio de diversas entidades, como 2 em 1 Educacional, Rede Unida, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Universidade de Brasília e Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu).
Dentre as abordagens do evento, os participantes mergulharão em questões que tratarão de cuidado holístico para um atendimento completo e humanizado; impacto de políticas públicas efetivas; construção de uma rede de contatos sólida (networking); atualização, por meio de recentes pesquisas e práticas, além de suporte proporcionado pela comunidade de apoio gerada pelo evento.
No encontro, as práticas e recentes pesquisas na área de Gerontologia estarão à mesa, com foco no cuidado aos 60+, capitaneados por especialistas brasileiros e italianos. Segundo a diretora da Rede Geronto e uma das palestrantes, Suzana Funghetto, a troca de experiências entre profissionais e comunidade idosa contribuirá para a elaboração de novas estratégias de promoção da longevidade. “A denominação do fórum traduz nosso objetivo de compartilhar as vivências daqueles que continuam a contribuir para a sociedade. Esse intercâmbio de conhecimentos e experiências serão traduzidas em maneiras assertivas de lidar com o inevitável envelhecimento e como lidamos com ele. As trocas entre brasileiros e italianos serão enriquecedoras”, afirma, animada.