Nesta segunda-feira (04/08), a Rede Geronto promoverá a Conferência Livre Nacional, no âmbito da Sexta Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (6ª CONADIPI), que será realizada em novembro, em Brasília. O encontro é uma janela de oportunidades a estudantes, profissionais e pesquisadores da área de Gerontologia, que se conectarão ao avançarem nos debates propostos por essa edição do CONADIPI. O evento contará com as participações de instituições de Educação Superior, Serviços, Associações e Centros de Pesquisa e Inovação que integram a Rede Geronto.
A construção coletiva das propostas que serão discutidas no encontro nacional será focada na escuta atenta e sensível dos participantes, alinhada à análise crítica das políticas públicas de consolidação das garantias dos direitos dos 60+.
A exemplo da conferência nacional, o encontro preparatório será estruturada em cinco eixos – Financiamento das políticas públicas para garantir os direitos sociais da pessoa idosa; Proteção à vida, saúde e cuidado integral, com modelos humanizados; enfrentamento à violência, negligência e abandono social e familiar; Participação social e protagonismo do idoso e fortalecimento dos Conselhos de direitos da Pessoa Idoso, como política de Estado.
Em formato híbrido, a Conferência Livre Nacional será realizada na sede do Instituto Mariano de Estudos e Inovação (IMEI), em Aracaju (SE), às 14h25, e transmitida pelo youtube da Rede Geronto, que desenvolveu uma metodologia, a partir das orientações do Ministérios dos Direitos Humanos e Cidadania para colher os subsídios que serão levados ao encontro nacional.
Segundo a diretora da Rede Geronto, Suzana Funghetto, as múltiplas formas de envelhecer devem nortear as políticas públicas, diante de um mundo que pede longevidade e valorização dessa fase da vida. “A conferência livre abre o diálogo, que deve ser moldado pela intergeracionalidade. Assim, o evento contará com as participações de todas as gerações para que possamos avançar nas iniciativas que garantam os direitos constitucionais no envelhecimento”, afirma.
Segundo a presidente da UNIFAEMA, Rosieli Alves Chiaratto, integrante da Rede Geronto, a Conferência Livre Nacional é um espaço legítimo de escuta, participação e construção coletiva. “É a reafirmação do papel do idoso como protagonista social e agente ativo na formulação de políticas públicas que assegurem seus direitos. Neste sentido, as instituições de ensino superior podem contribuir de forma significante para este importante processo social e democrático”, ressalta.
📅 Dia 04/08, das 14h25 às 18h
📍 Formato híbrido – presencial em Aracaju/SE (Rua Fenelon Santos, 172, Bairro Salgado Filho, às 14h25, e com transmissão AO VIVO no YouTube!
📺 Salve o link da transmissão:
https://www.youtube.com/watch?v=9t1d0TYYrPs