Fale com a gente pelo Whatsapp Whatsapp

Rede Geronto e CONAPIC promovem live sobre atualizações da Medicina Integrativa

Em transmissão ao vivo pelo YouTube, a Rede Geronto, realizou live, em parceria com a Cooperativa Nacional dos Terapeutas Integrativos e Profissionais da Saúde – CONAPIC, e especialistas de diferentes áreas, que debateram as atualizações da Medicina Integrativa e seus impactos na promoção da saúde e no bem-estar da população.
A abertura contou com a chamada oficial e identidade visual exclusiva, reforçando a proposta de integração entre ciência, práticas complementares e inovação em saúde.
Dra. Suzana Funghetto, moderadora do evento, apresentou Lais Bacila, presidente da CONAPIC, mestre em Políticas Públicas e assistente social. Ela destacou que a “Medicina Integrativa combina o melhor da medicina convencional com terapias complementares baseadas em evidências científicas, considerando o paciente de forma integral – física, mental, emocional, social, espiritual e ambientalmente”.
Entre os princípios fundamentais apresentados, destacaram-se:
•⁠ ⁠Abordagem holística: tratar o indivíduo como um todo.
•⁠ ⁠Parceria entre médico e paciente: estimular a participação ativa do paciente no tratamento e no autocuidado.
•⁠ ⁠Integração de terapias complementares previstas no SUS: como acupuntura, meditação, fitoterapia e yoga.
•⁠ ⁠Foco na prevenção: atuar antes do surgimento de doenças, promovendo hábitos saudáveis.
•⁠ ⁠Individualização do tratamento: adaptar as intervenções às necessidades únicas de cada pessoa.
Medicina Integrativa no SUS: as PICS
No contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), a Medicina Integrativa se materializa por meio das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Essas abordagens buscam complementar o tratamento médico convencional, promovendo um cuidado integral e humanizado, com ênfase na prevenção, no tratamento e no autocuidado.
Reconhecidas e apoiadas pelo Ministério da Saúde, as PICS fazem parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS e unem conhecimentos tradicionais a práticas baseadas em evidências.
Atualmente, o SUS oferece um amplo leque de PICS, incluindo: Acupuntura e outras práticas da Medicina Tradicional Chinesa; Fitoterapia e uso de plantas medicinais; Medicina Antroposófica; Homeopatia; Yoga e práticas corporais; Meditação e práticas meditativas; Reiki; Terapia Comunitária Integrativa; Dança Circular; Musicoterapia; Arteterapia; Biodança; Aromaterapia; Constelação Familiar; Ozonioterapia; Florais e Cromoterapia.
Painel de especialistas
A live contou ainda com a participação de renomados especialistas, que ampliaram o debate com diferentes perspectivas:
•⁠ ⁠Dr. Gustavo Gava – neurocientista e especialista na interface mente & cérebro, apresentou avanços científicos sobre conexões entre saúde mental, cognição e bem-estar.
•⁠ ⁠Dr. Paulo Neves – médico antroposófico, destacou a importância de integrar dimensões físicas e espirituais no cuidado à saúde. Atua no SUS.
•⁠ ⁠Dr. Paulo Maciel – médico ortomolecular e homeopata, compartilhou experiências clínicas na personalização de tratamentos para a promoção da qualidade de vida, que destacou, “quem envelhece de forma saudável é todo aquele que se amou a vida inteira e cuidou de cada uma das fases da sua vida com cuidado e carinho.”
O encontro foi um convite à reflexão e participação ativa, reafirmando que a Medicina Integrativa é um caminho para uma atenção à saúde mais humana, personalizada e efetiva.
Com essa iniciativa, representantes da Rede Geronto e CONAPIC reforçam seu compromisso com a disseminação de conhecimento e o fortalecimento de práticas inovadoras que colocam o paciente como protagonista de seu próprio cuidado.

Ir para o conteúdo