Fale com a gente pelo Whatsapp Whatsapp

Demência por Corpos de Lewy: entenda a condição

Gerações foram embaladas pelas canções do cantor Milton Nascimento, que aos 82 anos, coleciona prêmios e reconhecimento do mundo musical. Afastado dos palcos, a família do artista confirmou que ele está acometido pela Demência por Corpos de Lewy (DCL), um dos tipos mais comuns de neurodegeneração. Em entrevista, Augusto Nascimento, filho e empresário do cantor, afirmou que os primeiros sintomas apareceram no início do ano, quando Milton apresentou falhas de memória e repetição de histórias. Em 2023, o cantor foi diagnosticado com Parkinson.

Corpos de Lewy são depósitos anormais de proteína alfa sinucleína que se acumulam nas células nervosas do cérebro, danificando os neurônios e afetando a química cerebral. No entanto, ainda não se sabe o que leva a essa condição, embora estejam entre os fatores de risco a idade avançada, o gênero (o sexo masculino são os mais afetados) e os fatores genéticos.

Lenta e progressiva, a doença interfere na execução das atividades diárias ao comprometer a cognição, linguagem, movimentos, comportamento e sono. O quadro também leva a alucinações e até mesmo delírios de perseguição, além de agitação psicomotora. O diagnóstico é clínico e envolve a avaliação de sintomas, aliada a exames de imagem, como PET E SPECT.

Na velhice, é esperado que o desempenho cognitivo seja afetado, como perda da memória recente, mas nem sempre significa um quadro demencial ou uma condição determinante. Assim, o acompanhamento dos sintomas deve ser acompanhado e terapias não farmacológicas, como fisioterapia e fonoaudiologia para que o paciente tenha qualidade de vida.


Publicado

em

por

Tags:

Ir para o conteúdo