A participação da Rede Geronto na premiação do Silvereco Internacional Awards 2025 Wards em Cannes, na França, marca a importância e compromisso da Rede na busca por soluções que levem ao envelhecimento saudável e ativo de nossos idosos. Entre os seis finalistas da categoria inovação social, intergeracionalidade e cuidado no envelhecimento, a Rede Geronto ficou em segundo lugar.
Isso mostra a dedicação da fundadora da Rede Geronto, Suzana Funghetto, em seu trabalho incansável para alcançar objetivos de trazer leveza ao envelhecimento.
Dois temas foram apresentados em Cannes, pelo diretor da Rede Geronto, João Pedro Brum. “Saber Sênior”; em que tecnologia social intergeracional conecta pessoas idosas com crianças em fase de alfabetização em escolas públicas e tem o objetivo é capacitar idosos voluntários por meio de formação (plataforma especifica), para atuarem como mentores de professores na área de leitura e escrita para desenvolverem trabalhos com crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
Já o projeto “Escuta Sensível”, tem como objetivo a formação e ação territorial de preparar voluntários, profissionais e cuidadores para o desenvolvimento de habilidades de escuta ativa com pessoas idosas em contextos de vulnerabilidade (instituições de longa permanência, domicílios, comunidades ribeirinhas ou periféricas).
Sabendo da excelência do trabalho desenvolvido pela Rede Geronto, os participantes do evento destacaram o volume expressivo de ações feitas pela Geronto em prol dos idosos. Nesse sentido, Suzana recebeu de pronto convite para participar do próximo edição do Silvereco em 2026.
Segundo ela, a Rede marcou mais um gol de placa abrindo novos horizontes na Europa para futuras parcerias, a exemplo da Itália e Portugal onde a Geronto já marca presença. “Estamos muito felizes com o reconhecimento e de participar de um evento dessa magnitude, no próximo ano estaremos aqui cumprindo nossa missão que é a busca sempre pela qualidade de vida dos idosos brasileiros”, destacou ela.
