Pular para o conteúdo

Religiosidade, Envelhecimento, fé e pandemia

A Professora Gabrielle Meriche Guatura, coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Santo Antônio Caçapava, apresentou no 14º Congresso Internacional da Rede Unida, um relato de experiência intitulado “Religiosidade, Envelhecimento, Fé e Pandemia: Cuidados e Novas Metodologias”. O evento foi realizado de forma online juntamente a professores Brasileiros, da Itália, Bélgica e Portugal.

A base tríade (religiosidade, envelhecimento e saúde) foi o foco de atenção dessa pesquisa, que em diversos outros estudos já apresentou efeitos bastante positivos à saúde da pessoa idosa, considerando que grande parte das religiões advogam a favor de um estilo de vida mais saudável.

O projeto contou com a participação de 13 alunos de enfermagem do último período que durante cinco dias prestaram assistência de enfermagem aos romeiros que peregrinavam até a cidade de Aparecida – SP. O objetivo era que os alunos pudessem vivenciar o cuidado de uma forma diferenciada, desenvolvendo algumas competências como empatia, amor ao próximo e o escutar ativo.

A vivencia dos alunos a esse tipo de cuidado os fazem evoluir para sua formação como enfermeiros. Entendendo os aspectos de assistência de enfermagem e que os cuidados muitas vezes transcendem os muros hospitalares e as unidades de saúde. Além disso, atividades como essa capacita o educando a melhor identificar e analisar as necessidades do indivíduo, bem como planejar, executar e acompanhar ações em saúde. Além de, desenvolver características como caridade, respeito, empatia, que são fundamentais para formação de um profissional humanizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *