De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), “saúde emocional”, é o estado de bem-estar, onde a pessoa realiza por conta própria e com suas habilidades, tarefas estressantes decorrentes do dia a dia, trabalha e produz, sendo capaz de contribuir com a sociedade.
Portanto, estamos todos lidamos com desafios e os problemas da vida. Essas emoções geram angustias de como lidar com tarefas mais simples até aquelas que nos exigem decisões que podem mexer com nosso entorno, (família, trabalho e convivência coletiva).
Para o controle dessas emoções, às vezes doloridas, precisamos ter acima de tudo paciência e tranquilidade, possibilitando analisar a importância dos acontecimentos que nos cercam.
Tudo isso, desagua no estresse emocional, decorrente de fatores internos e externos que nos colocam sempre à prova. Por isso, é importante o equilíbrio emocional, além do bom senso e de justiça para lidar com problemas como: de saúde, na família, no trânsito e na rotina normalmente puxada.
Algumas atitudes podem deixar o nosso bem-estar mental e emocional em dia. Rotina saudável, atividades físicas, organização de seu tempo, além de noites boas de sono, são algumas das dicas que com certeza vão te ajudar a manter a saúde emocional.
Em tempos de crise, é fundamental que possamos trabalhar nossas emoções, valorizando realmente aqueles acontecimentos que podem contribuir, não só para o seu bem-estar bem como do seu entorno, criando assim uma rede de proteção que permita cada um seguir seu caminho com leveza, segurança e cabeça ativa.
Por Alexandre Lemos