Ministério da Saúde publica informe sobre potenciais novos medicamentos para tratamento de câncer de pulmão

Diante do grande número de tecnologias em desenvolvimento para o tratamento de câncer de pulmão, o Ministério da Saúde publicou um informe de Monitoramento do Horizonte Tecnológico (MHT) sobre possíveis novos medicamentos para o tratamento da doença.

Acesse aqui o documento elaborado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

São dez os medicamentos observados no informe de MHT: ceritinibe, brigatinibe, lorlatinibe, selpercatinibe, pralsetinibe, dacomitinibe, entrectinibe, necitumumabe, amivantamabe, cemiplimabe.

O documento não é um guia de prática clínica e não representa posicionamento do Ministério da Saúde quanto à utilização das tecnologias em saúde abordadas. O objetivo é auxiliar o processo de incorporação podendo se antecipar às demandas e identificar tecnologias que tenham custo financeiro viável para o SUS.

O Monitoramento é uma das ações da Conitec, comissão do Ministério que tem a tarefa de analisar a recomendação de incorporações, exclusões ou alterações de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica.

Câncer no Brasil e no mundo

A mais recente estimativa mundial apontou que o câncer de pulmão foi a principal causa de morte por câncer (18%) durante o ano de 2020, totalizando 2,2 milhões de novos casos e 1,8 milhão de mortes no ano. No Brasil, em 2016, a estimativa do número de novos casos de câncer em geral foi de 596 mil, sendo 28.2 mil (4,7%) os casos de neoplasia maligna primária de pulmão.

FONTE: Nathan Victor
Ministério da Saúde


Publicado

em

por

Tags:

Pular para o conteúdo