Pular para o conteúdo

O mercado de trabalho do futuro contará com muitos idosos

A população está envelhecendo e a força de trabalho nacional formada pelos indivíduos 50+ exige preparação e adaptação das empresas à essa realidade.

A população brasileira está envelhecendo. Essa afirmativa parece ser óbvia, mas a pirâmide populacional mostra que esse processo está acelerado. Dados do IBGE apontam que o percentual da população jovem do País caiu 6% comparado com dados de 2012 e que a expectativa é de que até 2039 existam mais idosos que crianças no Brasil.

Na prática, à passos largos, a população brasileira está ficando mais velha e a força de trabalho das próximas décadas deverá ser ocupada por pessoas acima dos 50 anos. Este é um retrato de diversos fatores que incluem uma baixa taxa de natalidade, se comparado com décadas anteriores, falta de políticas públicas que ofereçam qualidade de vida, custo de vida alto e dificuldade no processo de aposentadoria.

Uma pesquisa realizada pelo vagas.com com a participação de 252 profissionais de recursos humanos apontou que um a cada quatro profissionais já foi demitido por conta da idade e que uma a cada cinco empresas respondentes considera eliminar profissionais, também por conta da idade, em seus processos seletivos.

O panorama traçado pela pesquisa do IBGE e do Vagas.com envia sinais de alerta para que o mercado reveja os seus processos de contratação e manutenção de equipe. Assim como os profissionais precisam se manter atualizados para se configurarem como relevantes e aptos para ocupar os cargos.

Em 16 anos o mercado terá uma nova configuração e você estará em que posição em 2039?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *