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Painel 4: Economia Prateada & Empregabilidade da Pessoa Idosa

Durante a tarde, foi realizado o Painel 4 com o tema “Economia Prateada & Empregabilidade da Pessoa Idosa”. As atividades foram iniciadas com a apresentação da Sra. Sonia Marise Salles Carvalho, representante do CDT/UnB, que abordou o conceito de “Envelhescência” e suas competências empreendedoras. Ela destacou a importância das conexões entre esses dois temas na promoção de uma mudança cultural na cosmovisão (crenças e valores) e na visão (projeção de futuro) da velhice no século XXI.

Ela observou que: “A envelhescência vai dos 45 aos 65 anos e é uma etapa de preparação para entrar na velhice e nessa fase, “a pessoa sabe que já não é mais jovem, mas ainda não se considera velha; revive um período de indefinição e, à semelhança da adolescência, é marcada pela turbulência de afetos e emoções, precipitada pelo processo de mudanças expressivas que as alterações do corpo podem trazer no plano subjetivo e em suas relações com o mundo”, Sônia Marise.

Finalizou frisando que os atributos empreendedores contribuem para estimular as competências empreendedoras e assim projetar a velhice naquilo que ela tem de mais especial: a vida presente e o presente da vida.

Logo na sequência, apresentação da Sra. Karoll Haüssler Carneiro Ramos – Diretora de Projetos, Explain 360. Sua contribuição ao evento foi a respeito de Endo empreendedorismo e Endo marketing: Inovar de dentro para for a. Karol relatou que ter apenas um diploma de graduação e especialização já não é suficiente. As empresas estão em busca de profissionais que possam oferecer soluções criativas para seus problemas, que sejam proativos, inovadores e demonstrem um perfil empreendedor interno.

“É um processo que ocorre dentro de uma empresa existente, independente de seu porte eleva-a não somente a novos negócios, mas também a outras atividades e orientações inovadoras como o desenvolvimento de novos produtos, serviços, tecnologias, técnicas administrativas, estratégias e posturas competitivas”, Karol Ramos.

Explicou ainda que o endo marketing tem o foco na qualidade sob o ponto de vista dos empregados, a empresa é boa tanto quanto seus profissionais, que o marketing interno influencia no marketing externo. Por fim, que o desenvolvimento da gerência deve ser visto como uma ferramenta de marketing.

Ainda no mesmo Painel, tivemos a participação da Dra. Liliana Rodrigues, da 4Humanz, que é uma empresa que atua na área da Consultoria e Investigação direcionada ao Envelhecimento Humano. Encontra-se instalada na UPTEC – Parque de Tecnologia e Inovação da Universidade do Porto, em Portugal.

Liliana, que explanou sobre a importância do co-design na empregabilidade e renda, relatou que a Europa já começou o processo de envelhecimento há algum tempo. Numa sociedade que se encontra a envelhecer surge a necessidade de criar políticas, serviços e produtos adequados para os mais velhos. No entanto temos um problema, não é possível desenvolver um produto adequado a um utilizador se não trabalharmos com e para ele.

O envelhecimento é um processo pelo qual toda a gente vai passar. Através de uma participação ativa dos membros da rede Humanizar, em sessões de co-design irá permitir que sejam criados serviços e produtos que vão de encontro às necessidades desta população e que terão um impacto significativo nas suas vidas”, Dra. Liliana.

O conceito de Smart Ageing promove uma abordagem positiva das fases posteriores da vida, visualizando o envelhecimento como uma progressão de estágios de desenvolvimento em direção à maturidade intelectual à medida que envelhecemos. Isso resulta em uma perspectiva mais profunda e na ampliação dos pontos de vista, levando a uma vida mais enriquecedora. Esse conceito permite encarar o envelhecimento como algo positivo.

Em seguida, a Dra. Aline Gomes de Oliveira, da IMEPAC, iniciou sua participação com a apresentação Sustentabilidade econômica, empreendedorismo e empregabilidade na velhice. Ela explicou aos participantes sobre a dinâmica organizacional e o envelhecimento. Relatou que prevê-se que até o ano de 2050 o Brasil estará com uma população idosa cuja representatividade será de 30% de sua população, sendo o quinto país em número de idosos do mundo, superando muitos países desenvolvidos.

Informou que 7,8 milhões de idosos estão no mercado, o que representa 7,5% de representatividade da força de trabalho, e reforçou: “Sustentabilidade econômica é um conjunto de práticas econômicas, financeiras e administrativas que visam o desenvolvimento econômico de um país ou empresa, preservando o meio ambiente e garantindo a manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações”, Dra. Aline.

Após finalizarem todas as contribuições, encerrou-se o painel deste segundo dia.

Por Juliana Mucury – Relações Públicas

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