A tendência internacional de mudança na formação das profissões da saúde é reconhecida e está nos melhores projetos pedagógicos e na literatura científica. O ensino das profissões da saúde tem incorporado inovações relevantes e as vivências em diferentes realidades pode incorporar valores diferenciados na formação de cada estudante. Produzimos uma vivência na Itália, junto às mais clássicas universidades ocidentais, e aos sistemas de saúde e social, que marcará a sua formação. A vivência formativa é uma experiência intelectual que visita ambientes da história das profissões da saúde, da formação atual nas Universidades de Bolonha e Parma e em serviços de saúde de referência, dos museus de história da medicina e da ciência e tecnologia em saúde. Após essa vivência, certamente você terá mais elementos para planejar sua atuação profissional e fará novas alianças para participar de projetos internacionais.
Tudo isso com acompanhamento de profissionais de larga experiência na formação em saúde, na avaliação de projetos pedagógicos de cursos e no apoio a projetos profissionais inovadores. Em fevereiro de 2024, você pode ter uma experiência muito significativa para sua formação profissional. Fizemos uma programação espetacular, em cidades históricas e com muita relevância para a formação, para a pesquisa científica e para o desenvolvimento tecnológico em saúde.
Dentro do programa de formação está prevista a oportunidade de realizar uma vivência nos serviços e experiências voltados para a população idosa na Região Emília-Romana. A vivência formativa tem um componente científico muito denso e um intercâmbio cultural com os italianos bem relevante. Para os descendentes, um reencontro com a ancestralidade; para os não italianos, um mergulho na história das ciências da saúde, num dos sistemas de saúde mais acolhedores da Europa.
A Itália tem um padrão populacional e sanitário onde o envelhecimento já está bem incorporado no sistema socio-sanitário e na formação em saúde. No Brasil, as mudanças epidemiológicas são relativamente recentes em comparação com as tendências europeias, como a expectativa de vida da população, a proporção de idosos na população em geral e doenças crônicas, entre outros. Isso leva à necessidade de acelerar estratégias para garantir a assistência necessária à população idosa e suas famílias. A experiência europeia demonstra que as questões relacionadas ao envelhecimento não afetam apenas os idosos, mas também têm implicações estruturais para as famílias envolvidas e estão diretamente relacionadas ao ambiente de vida dessas pessoas. O tema do envelhecimento populacional e dos cuidados à população idosa será uma das ênfases na vivência formativa.
Portanto, a Região Emília-Romana foi escolhida como local para o estágio de aproximadamente 30 estudantes dos cursos de medicina, enfermagem, psicologia, gestão, administração, direito e fisioterapia. Isso permitirá que eles adquiram experiência direta nos serviços e nas instalações territoriais onde são implementadas políticas e atividades voltadas para a população idosa.
Sabemos que, na experiência regional, as estratégias implementadas há muito tempo se diferenciam nas várias áreas da região, indo desde programas de prevenção até a garantia de assistência de longo prazo em instalações adequadas para pessoas com incapacidades complexas.
Destinatários
Os destinatários são 30 estudantes e profissionais da área de saúde, especialmente os dos cursos de medicina e áreas relacionadas à gestão e saúde.
Locais de vivências e áreas temáticas
A vivência formativa será desenvolvida em Bolonha, em Cesena, em Modena e em Parma, incluindo visitas às Universidades de Bolonha e Parma, que estão entre as mais antigas do mundo ocidental. Incluindo serviços socio-sanitários que têm práticas inovadoras de cuidado e formação, bem integradas com o território e com a população.
Os locais de vivência na modalidade de estágio voluntário são Bolonha, Modena e Parma na semana de 12 a 16 de fevereiro de 2024.
Toda a programação está no horário da Itália
12 de Fevereiro
Bolonha
10h – 12h
Visita guiada aos museus sobre a história da medicina em Bologna.
14h-16h
Seminário de introdução na Universidade de Bologna sobre políticas relacionadas à dependência e prevenção.
16h – 19h
Visita às experiências de centros sociais dedicados principalmente à população idosa.
13 de Fevereiro
Cesena
10h-13h
Visita a experiências de promoção da saúde e intervenções comunitárias em Cesena.
14 de Fevereiro
Modena
9h30 – 17h
Os estudantes serão divididos em pequenos grupos para realizar visitas guiadas a:
– Centro “I saggi”
– Centro “Caffe Alzheimer”
– Ginásios da memória
– Associação “Anziani e non solo” dedicada aos cuidadores
15 de Fevereiro
Parma
9h30 – 11h
Seminário de contextualização em Parma.
11h30 – 17h
Visita à assistência territorial dedicada à população idosa em uma casa da comunidade, com a oportunidade de aprofundar questões de continuidade terapêutica entre o hospital e o território e assistência domiciliar.
17h30 – 19h
“Migrant tour”
16 de Fevereiro
Parma
9h30 – 13h
Visita aos serviços da Asp de Parma, como casas de bairro e instalações para idosos.
15h – 17h
Reunião na Universidade para troca de experiências e discussão dos percursos universitários.
Metodologia
As vivências envolvem várias metodologias:
– Seminários para fornecer aos estudantes uma compreensão teórica e prática do contexto que irão visitar, incluindo discussões em pequenos grupos para facilitar o debate sobre o que foi apresentado e preparar para as visitas às experiências.
– Visitas aos serviços e experiências com tutores locais, com a estrutura da visita incluindo uma introdução à experiência, discussão com gerentes, profissionais e voluntários, visita ao local e considerações finais.
– Visitas e imersões podem ser realizadas quando possível, com a divisão do grupo de participantes em grupos de cinco, acompanhando os operadores durante atividades específicas, como reuniões de equipe e grupos de trabalho.
Investimento:
€ 1.000 (mil euros)
Este valor é referente à programação a ser cumprida ao longo da semana. Passagens Brasil-Itália e a hospedagem são por conta do participante.
Para mais informações, fale com o nosso consultor Felipe Stegun pelo whatsapp.
Trabalhos Apresentados
Impacto das Tecnologias digitais na qualidade e trajetória de vida da pessoa idosa
João Pedro Funghetto Brum; Maria Vitória Oliveira Damasceno dos Santos; Valentina Delella Teixeira
Grupo de Pesquisa em Saúde Cuidado e Envelhecimento, inovações desenvolvidas.
Silvana Schwerz Funghetto; Yuri Gustavo Sousa Barbalho
UniSER: Universidade do Envelhecer
Margo Gomes de Oliveira Karnikowski
Economia Prateada
Isabella Gomes de Oliveira Karnikowski
Convita: um serviço assistencial para pessoas idosas imigrantes e descendentes italianas
Diego Felix Miguel
RedeGeronto – Empreendedorismo, Inovação, Tecnologia e Lingevidade.
Luciana Santos
O envelhecimento e a implantação do curriculo de medicina no Centro Universitário UniDomBosco
Jacira do Nascimento Serra
Educação para Cidadania: programa conhecendo o parlamento.
Jane Mary Marrocos Malaquias
Moda Sustentável e Inclusiva
Yana Bastos
Estudos e Pesquisas da Rede de Estudos Internacionais em Gerontologia
Suzana Schwerz Funghetto
Centri Disturbi Cognitivi – Modello Organizzativo Nella Realta’ Modenese
Minozzi Rita
Invecchiamento e Disturbi Cognitivi: Programmi e Pratiche di Intervento per Invecchiamento Attivo
Annalisa Baglieri
Avia Pervia: Tornar a Estrada Difícil Acessível
Alessandro Lanzoni; Lucia Contrucci
Mai da Soli nel Percorso di Invecchiamento
Carla Nivivaggi
Il Servizio di Terapia Occupazionale
Giada Giorgi; Alessandro Lanzoni; Glenda Garzetta
Il Contributo del CDCD al Progetto “Modena Città Amica delle Persone con Demenza”
Glenda Garzetta; Antonella Pellitta